terça-feira, 10 de maio de 2011

Garotos de hoje = Homens do passado

Quem já não ouviu os discursos de que "homem não pode usar rosa, nem maquiagem, nem ter cabelo grande..."? É um preconceito que está sendo vencido aos poucos, o número de garotos vaidosos sobe cada vez mais, e embora o número cresça, ainda existem olhares atravessados para essa vaidade; pessoas que julgam a sexualidade deles por causa de uma roupa mais alinhada, ou um cabelo bem tratado (eu nem preciso entrar no assunto que é preconceito também chamá-los de gay, querendo dar peso pejorativo na palavra, não é mesmo?).

Um dos motivos que me levou a escrever esse texto, foi meu apego a cultura asiática, onde vemos em peso homens vaidosos - homens, independente de serem homossexuais ou heterossexuais, homens. E para quem gosta, é parte do cotidiano se deparar com os mesmos comentários preconceituosos.

   Que tal olharmos para o passado e comparar as coisas?   

Muitos não sabem, ou não param para pensar, que parte do guarda-roupa feminino veio do guarda-roupa masculino. Que tal o ilustre Luís XIV, o Rei Sol, ícone de vaidade e responsável pela propagação do salto alto¹. Isso mesmo, um Rei foi responsável pela ampla utilização deste atual símbolo de fetiche masculino e paixão de muitas mulheres.


Dizem que por causa de seus poucos 1,60m, Luís XIV abusava de saltos para ficar mais alto. Por que então a prática não pode ter continuidade nos dias de hoje? O problema é que quando se pensa "homem de salto", logo vem a mente um scarpin vermelho em pernas cabeludas. Basta ser sensato, quem sabe uma atualização para os homens?

Um exemplo seria Nicolas Sarkozy (1,65m), atual presidente francês, usar sapatos com salto para não ficar tão baixo perto da esposa, Carla Bruni, de 1,80m. Os modelos são bem masculinos, partindo deste princípio, não deve ser difícil criar um sapato masculino - com um design mais interessante - de salto.



Quanto ao tópico maquiagem, basta lembrar de onde tudo começou, no Egito, usada pelos Faraós. O motivo era por proteção aos olhos, questão de saúde, mas os egípcios não deixavam de ser um povo vaidoso, usando perucas, acessórios luxuosos como colares, tornozeleiras e braceletes. As maquiagens eram reproduzidas em toda forma de arte, mostrando sua importância para este povo tão vaidoso.

 

Se as mulheres podem utilizar de variados artifícios para se embelezar, o que tira o direito do homem ter os mesmos cuidados? De base até sombras coloridas, corretivos ou brilho labial...

Thiago Botelho, conhecem esse nome? Ele faz vídeos no intuito de ensinar aos homens formas de se maquiar, já vi aqueles que não passam nem perto da cor rosa, falando que ao ver um vídeo do Thiago Botelho, pensaram em comprar alguns produtos de maquiagem. É um passo!



Junto com o salto alto e a maquiagem, outros itens como colete, saia, legging, foram "roubados" do guarda-roupa masculino e hoje são - quase que exclusivamente - apenas do guarda-roupa feminino. As mulheres não param de se aproveitar de peças masculinas, acabando por existir o estilo tomboy e a tendência boyfriend...

E quanto aos homens?


Reuni algumas fotos que quebram este tabu, e mostram que homens podem ampliar sua forma de se expressar visualmente, sem medo.


   MAQUIAGEM   

Key (SHINee)

Zico (Block B)

Thunder (MBLAQ)

  • KEY: Algo bem sutil pode funcionar, lápis de olho já é bem mais aceito atualmente, mas ainda tem gente que teima em recusá-lo.
  • ZICO: Alguns desenhos maiores podem servir em ocasiões mais especiais. Além de dar um realce interessante para os olhos, é um charme para muitas meninas.
  • THUNDER: Algo mais trabalhado pode combinar dependendo do estilo do garoto, e ao meu ver não é o tipo de coisa que caberia apenas no mundo do entretenimento.

   COR-DE-ROSA  

TaeMin (SHINee)

BIG BANG

  • TAEMIN: No Moving Custom Studio da Converse, o integrante do grupo SHINee usou um look quase todo da cor rosa, outras fotos do dia mostram que até suas meias eram rosa!
  • BIG BANG: Contrapondo com o estilo mais "infantil" do visual do TaeMin, BIG BANG sempre arrasa com seu funky style. Na foto, os integrantes SeungRi (calça rosa), JiYong (colete e blusa rosa) e DaeSung (lenço rosa), usam tons mais fortes de rosa, ainda mais temido pela grande maioria de homens.

   LEGGING  

Bi Rain

Lee JungSuk (ator)

  • BI RAIN e LEE JUNGSUK: O cantor solo já citado anteriormente no blog e o ator Lee JungSuk usam a legging da mesma forma, com uma bermuda, ambas na altura do joelho. Tanto o estilo badboy de Rain quanto o estilo cute boy de JungSuk deram certo com a peça. É uma opção bem diversificada para o guarda-roupa masculino, e para a cultura brasileira pode demorar bastante para ser aceita.
   SAIA   

G-DRADGON (BIG BANG)

Super Junior


Super Junior
  • G-DRAGON: O ícone fashionista também já citado por aqui abusa não só da peça inusitada (saia), mas também de uma estampa chamativa. O que já faz parte do dia-a-dia do artista podia ser inspiração para vários garotos se vestirem.
  • SUPER JUNIOR: Se algum garoto aí quiser arriscar, mas de uma forma mais sutil que nosso querido JiYong (G-Dragon), no clipe Bonamana do Super Junior, dois integrantes usam um tipo alternativo de saia, mais simples, que podem combinar com visuais mais casuais.
    Na primeira imagem, o 4º membro da esquerda pra direita (EunHyuk), usa uma saia longa com fenda alta, e na segunda imagem, RyeoWook (o último da fila), usa um modelo mais curto.
Fica aí a dica, garotos. Os tempos mudaram, e com isso, os costumes. Homens vaidosos estão demorando mais do que deviam para aparecer, e isso chama a atenção de muita garota, se usado de forma coerente com o estilo pessoal, e de forma não muito exagerada! Cadê os Dandys² modernos?


¹Não há provas de que Luís XIV foi o primeiro a usar saltos na história, mas apenas propagou o uso deles; e mesmo assim, Luís XV que é hoje o nome de um salto.

²Dandy são os "cavalheiros perfeitos", e homens extremamente vaidosos, que ficavam horas frente ao espelho apenas para deixar o nó de suas gravatas de forma perfeita, surgiram no século XVIII, em Londres e Paris.