segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O retorno "muito muito bom"

Todo comeback é bom, pro seu respectivo fandom, mas existem aqueles comebacks que acabam arrebatando a atenção de todos, independente de acompanharem ou não o grupo.

Foi o caso do Block B e seu retorno com Very Good, que não foi nem um pouco diferente dos outros lançamentos dos meninos; um ritmo forte com um refrão grudento e uma coreografia divertida, a mesma química de Nanlina ou Nillili Mambo que agradou pra todo lado.


De um lado, o grupo foi muito comparado com os sunbaes Big Bang — grande novidade, certo?

Vamos voltar a fita para abril de 2011, debut do Block B, ainda sob o nome da Stardom, quando Zico era comparado ao G-Dragon, P.O. ao TOP, os dois grupos eram escritos com "B"... Achar razão onde não tinha e comparar os dois grupos. Em seguida tivemos Wanna B, que faz muito mais o estilo que os meninos seguem atualmente, não só de musicalidade como, principalmente, da letra "tapa na cara de quem falou mal de nós".

Depois da polêmica que interrompeu as promoções de Nanlina, estagnou o crescimento do grupo, e manchou parte da história deles no entretenimento sul-coreano, muitos acharam que o Block B iria acabar, e com razões. Foi quando as hints de um comeback começaram, e o Block B fez o primeiro "retorno das cinzas" da carreira; Nillili Mambo, servindo como um mantra para boas vibrações em um álbum de sucesso. E eles não estavam pra brincadeira mesmo, se já tinham puxado o tapete deles uma vez e eles conseguiram se reerguer, não tinha mais tapete pra puxar de novo.

Era o que todo mundo esperava.

Assombrados por uma nova polêmica, mais uma vez o fandom temeu um término, atividades solos, o fim do Block B, principalmente depois de deixarem sua agência. Mas aconteça o que acontecer, o Block B já mostrou uma, duas, três vezes que não vai desistir, e vai superar cada vez mais as expectativas e pressão direcionadas a eles.

Agora, finalmente, vamos falar de Very Good!

Como toda boa música do Block B, a vibe dançante não demora a começar, com a pegada mais rock e aquela frase de empolgar qualquer BBC: "Guess who's back?" Agora vamos falar de letra; o Bloco adora letras mais pessoais, que transmitem mais do próprio grupo do que histórias genéricas que qualquer um pode se identificar. É a história deles.

Ressaltando que essa é a minha interpretação da letra, okay? Pode parecer com algo que já tenham lido, ou não ter nada a ver, então let's go~

Primeiro; é o primeiro comeback do grupo depois de ter deixado a Stardom, logo no início eles falam "Hora do show, fazendo minha primeira aparição em meio a torcida e emoção. Sem dúvidas, o momento que eu me separo dos demais." É como se fosse o debut deles, um recomeço, mas com toda a carga do passado, todos esperando por esse momento.

Nem precisa falar do refrão, certo? Stardom, estamos muito, muito bem sem vocês, beijos, não me liga.

Não é a primeira música do Bloco que eles ressaltam o "mundo pop," suas "falsidades" (ou pra melhor dizer; maquiagens) e deixam claro que no palco, eles que comandam. "Deixe para trás a ideia de fazer apenas o suficiente, estúpido." Ou seja; LEVANTE A BUNDA DA CADEIRA, faça mais do que você acha que pode, se supere! Essa é a mensagem do Bloco para nós.

Sabendo que muita gente pode não concordar com essa minha interpretação, pulem pro próximo parágrafo caso não gostem de opiniões alheias (ou... fechem isso aqui, porque só tem minha opinião aqui). Essa cena que se segue, do 2º refrão, foi onde muitos pegaram pesado com "copiando Big Bang," mas me passou pela cabeça que essa podia ser a intenção. Uma sátira saudável às comparações que o Block B obviamente tem consciência que existem. Era pra parecer o G-Dragon. E é só um palpite que ele esteja com um óculos ícone do PSY em Gentleman? Mas só pensando alto, pode ser coincidência, quando a gente vai fazer review de algo a gente vê coisa onde não tem, né?

"Se você não sair, eu vou entrar, eu vou me espremer aí" Não tenho certeza sobre o que possa significar, mas obviamente tem relação com segredos, falsidades, novamente, não só pelo óbvio símbolo da máscara, mas dá pra tirar um pouco da letra; "se mostre, ou vamos te forçar a fazê-lo!" Sim? Não?

Alguém vai lá e me diz que o símbolo pichado na parede não lembrou a logo do BEAST.
Vai lá.

Kyung, fazendo o papel de "comida para a mídia," como se o Block B fosse um prato cheio para preencher polêmicas manchetes, sempre os "sete vilões".

"Nós somos prós quando se trata de conceitos como esses, vamos lá!" Precisa dizer mais algo? Quantos grupos saem de uma polêmica atrás da outra e não caem de cara no chão? E ainda voltam com um conceito de virar assunto nas redes sociais? Não menosprezando qualquer outro comeback, pois sou fã de n grupos, mas até hoje falam dos piratas de Nillili Mambo.

E bem, não foram eles que chegaram mascarados como se fossem assaltar, matar, flipar o lugar? Percebam que no final do clipe as máscaras estão expostas enfileiradas enquanto todos se divertem, incluindo o pessoal que trabalha no banco. Ou seja, os sete vilões mostraram sua verdadeira face, diferente de serem palhaços de más índoles, eles são apenas o Block B, fazendo o que sabem fazer: zoar, com muito talento.


Hiper biased o texto, mas eu precisaaaaaava falar algo sobre ele!

Assistam, amem, construam suas próprias opiniões, beijos.


Nenhum comentário: