quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ESTAMPA vs ESTAMPA

Algumas pessoas preferem não arriscar demais quando se trata de estampa, ou passam bem longe, ou a combinam com cores neutras para não ter erro.

Grandes, pequenas, coloridas, monocromáticas, geométricas, abstratas, florais...

Reuni algumas imagens que mostram formas interessantes de se usar estampas!


Um princípio bem simples na hora de se vestir é: balancear as coisas, ou seja; não sobrecarregar com apenas um tipo de estampa: grandes e coloridas, por exemplo. Unir uma peça forte com peças menos chamativas e mais modestas pode dar um ar mais interessante para um look, e ainda deixá-lo confortável ao olhos.


Na foto ao lado, temos 3 tipos de estampas. A saia puxa as cores do casaco com estampa neutra, mas adicionando algumas cores, tons claros, quase pastéis, de rosa e verde, e as meias sobrepostas puxam referência da cor da saia com um formato geométrico.

Por ser um visual bem monocromático, as tiras da bota incomodam um pouco visualmente, são de uma cor muito forte e forçam nosso olhar para baixo do look.











Aqui, a estampa geométrica aparece com pouco destaque por baixo do blusão de frio, e a meia (que não dá pra ver BEM qual estampa é) apresenta uma padrão menor, chamando menos atenção que a da camisa, que contrasta com o blusão.

Coreanos adoram sobreposições, e é muito fácil ver peças largas para meninas. A roupa toda é bastante neutra, e mesmo o tênis rosa chama menos atenção que a escrita vermelha. Está bem balanceado, os olhos têm vários lugares para focar!










Agora usando mais cores, a blusa com listras horizontais P&B é quase um acessório perto da saia longa quadriculada azul, os babados azul claro dão um efeito divertido na saia. Nesse look a estampa aparece também na meia, o mesmo padrão da blusa, mas em amarelo.

É difícil não notar o guarda-chuva xadrez, não é?! Mesmo não sendo tecnicamente um acessório, ele harmoniza com o look.

Nessa foto dá pra ver outra tendência coreana, que é o uso de sandálias com meias. Existem milhares de referências do tipo pela Internet, se for bem utilizado pode ficar muito bonito!

Esses foram alguns looks que achei no Tumblr, LeLook e no Korean Fashion On-line.



Agora, indo para as passarelas, em 2009, Alexander McQueen mostrou uma coleção de Outono/Inverno bem conceitual, repleta de padrões geométricos e cores fortes. A coleção foi um resgate de referência de coleções passadas do designer.

       


       


       

Fotos retiradas de Fashionologie.

Outro que usou padrões interessantes foi a Kokon to Zai (KTZ), uma colaboração entre 3 designers: Koji Maruyama, japonês, Sasko Bezovski e Marjan Pejoski, ambos da Macedônia.



Muitas coleções mostram padrões divertidos, dinâmicos, com aquele toque da ousadia japonesa.

Artistas como f(x), Super Junior, Jang WooHyuk, 2NE1, 4Minute, já usaram KTZ em inúmeras situações, desde fotos e clipes, até simples aparições no público.





Espero que tenham gostado do texto! :)

Até!